30 de dezembro de 2016

Destralhar #1 | Começando por alguns papéis

Uma foto da minha bagunça para ilustrar esse post :)
Eu conheci o minimalismo faz, mais ou menos, um ano. E desde lá me apaixonei por esse estilo de vida e aos poucos vou aprendendo mais sobre. Decidi que eu começaria a partir de hoje adotar o minimalismo como estilo de vida e me organizar mais.

Um termo que é bem comum quando se fala em minimalismo é To Declutter que em português significa destralhar. Destralhar é você retirar toda aquela tralha, se livrar dela. Isso seja onde for, na sua casa, comportamentos, na internet também... enfim. Tudo que estiver te intoxicando pode ser considerado tralha. Cuidado!

Eu comecei a destralhar alguns papéis aqui que eu acabei acumulando. Desde que me entendo por gente eu sou acumuladora, mas eu não achava que isso era ruim até um tempo atrás. Mas desde que comecei a ter o meu próprio quarto e arrumar ele de tempos em tempos eu comecei a destralhar e até hoje mantive isso. Mas depois de algumas semanas, já estava cheio de coisas de novo.

Desta vez, destralhei alguns papéis, mas vou tentar não acumular de novo, usar mais as ferramentas digitais ao invés deles. Eu uso o app Evernote, mas ele já está todo bagunçado. A Thais Godinho tem uma tag no blog dela somente sobre o esse app. 2017 vai vim mais organizado.

Alguns dos papeis que joguei fora
Naquela mesa da foto do início deste post tinha uma pilha de papeis e apostilas, da faculdade e outros cursos, que eu tinha deixado lá para resolver o que fazer com eles. Joguei muitas apostilas, depois fui perguntar do grupo do Facebook (Vida Minimalista) se os membros guardavam provas/ anotações das aulas/ apostilas etc da faculdade. Me disseram que eu poderia guardar as apostilas para repassar para os calouros, mas eu já tinha jogado fora :( então, fica a dica para você que está cursando a faculdade e não sabe o que fazer com todos esses papeis acumulados: pode doar para os alunos calouros. :)

os dois montes que eu separei
Depois de selecionar os papeis que eu iria jogar e quais eu iria guardar, eu separei novamente em dois montes: o que está em cima da pasta azul são papeis que estão em bom estado e que ainda pode ser utilizados o verso deles para impressão, é papel rascunho. E o monte que está em cima da pasta amarela foram os que joguei fora. Quem faz os papeis de rascunho é a minha mãe, ela imprime bastante apostilas e por um tempo gastou bastante, aí ela começou a imprimir novamente no verso.

Uma foto depois da arrumação de hoje. Agora vamos manter a minha mesa assim. Difícil hein!
Conclusão nº 1: Não jogar apostilas e ajudar os novos alunos :)
Conclusão nº 2: Reutilizar papéis.
Conclusão nº 3: Preciso manter minha mesa de estudos exatamente como a foto acima. :)

Resolvi começar por alguns papeis, ainda tem mais viu!  até porque você não destralha uma vez e nunca mais vai ter coisas tóxicas espalhadas por aí. Aos poucos vou diminuindo coisas.

26 de dezembro de 2016

VIAGEM | Curitiba, PR

Em novembro, minha mãe e eu viajamos para Curitiba e posso concluir uma coisa: AMEI AQUELA CIDADE! ❤


O motivo da viagem foi uma prova que eu fiz, aproveitamos e passamos mais dias por lá para conhecer a cidade. Viajamos na madrugada do dia 11 e voltamos de manhã cedo do dia 15. De início eu estava um pouco preocupada porque nunca viajamos sozinhas, sem ter alguém conhecido na cidade de destino e nunca nos hospedamos em um hostel ou hotel. Mas foi tudo bem tranquilo, tão tranquilo que quero morar naquela cidade.